24/06/2009

A Rainha dos Vegetarianos: A Soja!!!=D

Postado por Antonietta às quarta-feira, junho 24, 2009 0 comentários
Boa tarde, meus amores!!!:)



Hoje darei uma receita óóóótima e DELICIOSA com soja. Mas antes, vamos listar ALGUNS dos MUITOS benefícios da soja.



Segundo a nutricionista Ana Cláudia Montezino, a soja:

- ajuda no combate dos sintomas da menopausa

- ajuda na inibição de problemas cardiovasculares

- previne contra alguns tipos de câncer

- auxilia na redução das taxas de colesterol e triglicérides

"... entre outros benefícios." Fonte: site Minha Vida - matéria completa: http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Beneficios+da+soja.mv







Como muitos de vocês sabem, sou vegetariana, ovo-lacto-vegetariana, mais precisamente, e uma coisa que as pessoas sempre me perguntam é: "Você não sente falta da carne?", ou comentam: "Eu até seria vegetariano, se a comida não fosse tão sem graça", ou ainda: "Já tentei comer soja uma vez, mas o gosto era horrível". Então, antes de mais nada, vamos desfazer esses mitos. O problema não estava na soja, mas sim no preparo. Existem algumas dicas de preparo da soja e de outras comidas saudáveis que geralmente só os vegetarianos sabem, isso porque a maioria das pessoas que comem carne, preparam a soja, ou a carne de soja como fazem com a carne animal, ou cozinham alimentos integrais como os outros carboidratos simples, o que não é o correto.



Bom, tirando agora todos esses pré-conceitos sobre a comida vegetariana, vocês verão como essa receita é deliciosa e se adapta a todos os paladares. Por exemplo, meu noivo é carnívoro inveterado, mas ele ama o meu prato que eu gosto de chamar de "Salada de Carne de Soja", apesar de não ser uma salada propriamente dita! Ela vai servir de base para muitos outras receitas, se você assim o desejar.



Ao final da receita, darei dicas de outras formas de usá-la!!!:)



Vamos lá!



"Salada de Carne de Soja"



Ingredientes:



- 1 pacote de proteína texturizada de soja (carne de soja) da menorzinha (a que parece carne moída)

- 1 cebola grande

- 1 ou 2 limões (depende do tamanho do limão e o quanto você aprecia o gosto do limão)

- azeite, sal, orégano, Ajinomoto, manjericão e alho a gosto.

- aproximadamente 1,5L a 2L de água

- escorredor de macarrão



Para esta receita usaremos quase metade do pacote de carne de soja, mas você pode moldar a receita à quantidade que você quer preparar ou a seu gosto.



Preparo:



Ponha a água para ferver numa panela grande e alta, pois a soja faz bastante espuma quando em água fervente. Deixe a água para ferver.

Enquanto isso, vá cortando a cebola em cubos pequenos.

Assim que a água ferver, coloque a soja na panela e mantenha em fervura por 5 minutos aproximadamente, com a panela semi-tampada ou mesmo destampada, mas sempre de olho para garantir que a espuma não escorra pela panela e suje o fogão. Se necessário, mexa com uma colher de pau e abaixe o fogo.



Passados os cinco minutos, tire a soja da água com a ajuda do escorredor. Aqui vai um passo importante para a receita. Coloque o escorredor com a soja debaixo da torneira e deixe em água corrente por volta de 40 segundos, mexendo com a colher de pau. Esse processo vai ajudar a tirar qualquer resto da "espuma" da soja, que é o que pode deixá-la com um gosto amargo. Agora, vá pegando a soja com as mãos e aperte-as uma contra a outra, para "escorrer" o restante da água e vá colocando numa tigela separada. Sua soja deverá estar "sequinha" na tigela. Agora acrescente a cebola (crua mesmo), o ajinomoto, o alho amassadinho, o sal, o manjericão, o orégano, o azeite e o limão. Eu amo cebola, então, se eu acho pouco, coloco mais. E, apesar de não gostar muito de limão, com essa receita eu uso e adoro e, pela minha experiência nessa receita, percebi que com mais limão o sabor fica melhor e não precisa ter medo, porque não vai ficar azedo. Amasse tudo, apertando a mistura com as mãos, para o suco do limão pegar bem em tudo e misturar bem os ingredientes. Experimente. Veja se é necessário mais limão ou sal. Não deixe muito salgado, porém, pois ao deixar a mistura descansar, o sabor salgado fica mais apurado. Deixe na geladeira por pelo menos meia hora e voilà! A receita está pronta. Você pode consumí-la assim mesmo, pois a soja está cozinda e devido ao limão, você não sentirá o ardido da cebola.



Essa receita pode ser usada como base para outras, como um refogado, com molho de tomate, substituindo a carne moída num molho para macarronada, ou substituindo a mesma numa receita de "porpeta". Você também pode misturá-la com ovos e fazer omelete e, usando a proteína de soja em pedaços, em vez da moída, você tem uma ótima base para um strogonoff ou feijoada vegetarianos!!!!=D



Essas são apenas algumas dicas, mas você pode usar a sua imaginação e usar essa receita de variadas formas!!!

22/06/2009

Uma ótima dica de beleza - shampoo seco natural

Postado por Antonietta às segunda-feira, junho 22, 2009 0 comentários
Hoje é dia de lavar seu cabelo, mas você está cheia de compromissos e sabe que lavar e secar e fazer chapinha, etc vai tomar um tempo ao qual você simplesmente não dispõe? Você pode adiar um dia ou mais com essa dica:
"O farelo de trigo, assim como a aveia, é um excelente shampoo seco. Use cerca de 1/2 xícara de chá de qualquer um dos dois produtos, ou uma mistura de ambos, e salpique com eles os cabelos; massagei-os suavemente, e também o couro cabeludo, durante 2 ou 3 minutos. Remova escovando os cabelos." Fonte: Essencial - Um Guia Prático de Alimentação e Saúde - Ed. Nova Cultural


Minha mãe me disse que antigamente fazia-se isso com talco, mas o talco resseca demais e além disso, a aveia e o farelo de trigo podem ainda tratar seus cabelos.


Eu testei a receita e aprovei!!!=D

21/06/2009

"Back on the chain gang"

Postado por Antonietta às domingo, junho 21, 2009 0 comentários
EEEEE!!!! Post de comemoração à volta do blog Viva La Divah! recheado de novidades que com certeza irão conquistar todos vocês!!!=D




Aguardem, pois amanhã essas mudanças já estarão no ar!!!=D

:*:*:*
Related Posts with Thumbnails